28.8.09

ANTIGA GUAICURUS

Antes de se tornar a tradicional zona boêmia de Belo Horizonte, a rua foi palco do primeiro ciclo de desenvolvimento industrial da capital mineira, no início da fundação da cidade. A existência de muitos galpões e a proximidade com a estação central foram determinantes para que a região se tornasse um importante pólo industrial. A atividade econômica ligaria a Rua Guaicurus ao uso predominantemente comercial, mas havia também habitações. À medida que o centro da cidade foi crescendo para o lado da Avenida Afonso Pena e da Praça Raul Soares, a região (da Guaicurus) foi ficando abandonada. Toda a região era inundada pelo ribeirão Arrudas, o que desvalorizou a área e a tornou incompatível com a atividade industrial. Com o abandono, ela foi apropriada para função de zona boêmia, a partir dos anos 50.

Imagem: Proximidades da Guaicurus, quando a região era pólo industrial de Belo Horizonte.

http://www.otempo.com.br/otempo, consutada en agosto 2009.


A Rua Guaicurus era o centro da zona boêmia de Belo Horizonte. Naquela época, ela abrigava locais conhecidos como o Cabaré da Olímpia, o Montanhês Dancing e Chantecler: era destino certo de jovens intelectuais no fim de noite.

Atualmente, os bordéis se disseminaram pela região, onde há grande concentração comercial, com destaque para os atacadistas de variados produtos, bares e lanchonetes.

Entrei em estado de choque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário