26.8.09

A DESCOBERTA - O MAGNÍFICO


Estes dias Pileco está estranho, muito inquieto... Tenho a impressão de que ele quer me mostrar algo. Tem me levado para o mesmo lugar – na rua da Passagem mesmo, só que na esquina onde se encontra o "prédio azul". Engraçado... passo aqui em frente várias vezes, só que hoje, em especial, sinto que este lugar me parece familiar, como se eu já tivesse estado ou vivido aqui... Não entendo o porquê, mas este fato mexeu muito comigo.

Imagem: esquina da Gauicurus com São Paulo - ao fundo o Hotel Magnífico

Imagem: Renata Duarte



Então comecei a me questionar e investigar sobre o "prédio azul". Descobri que é o Hotel Magnífico onde 52 mulheres ficam hospedadas em quartos de, no máximo 2m² , com paredes encardidas, pintadas de metade branco e metade verde, que possuem um bidê, uma pequena pia e uma cama de alvenaria. Em geral, há apenas uma mesinha de madeira onde, por vezes, fica uma televisão bem pequena e poucos objetos pessoais, mas nada que esboce a existência de uma decoração. Entendo que o aspecto “velho” e mal cuidado do local reflete a própria vida das profissionais que lá trabalham. Mulheres, em sua maioria com mais de 35 anos, geralmente acima do peso, e com pouca preocupação com a aparência. No Hotel Magnífico, as profissionais do sexo costumam andar pelos corredores, geralmente de short e sutiã ou com roupas curtas e bem velhas, e às vezes conversar com algumas colegas de profissão. Lá, os clientes também são de diversas classes sociais, mas o predomínio é de homens de baixa renda.


Imagem: Quarto no Hotel Magnífico

Fonte: http://napiorembh.blogspot.com/2009/06/as-mulheres-da-guaicurus.html

Fiquei surpresa com o que descobri, pois há tanto tempo vivo nesta rua e por ter a atenção somente voltada à recolha dos objetos para dentro de minha casa, esta situação me passou despercebida. Isto me fez passar a olhar a região de forma diferente e querer conhecer mais sobre o que acontece em seu entorno. Antes eu olhava, mas não via. Agora consigo ver e reparar. Só então descobri que além do Magnífico, há mais outros 15 hotéis do gênero. Fiquei mais curiosa e intrigada ainda, pois, como eu antes não notara algo tão explícito?

Não posso deixar de falar sobre o odor do Magnífico, pois me incomodou demais – uma mistura de vários cheiros desagradáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário