Começamos então nossa caminhada pela Av. Santos Dumont e caminhamos por ruas e avenidas até encerrarmos nossa caminhada na R. Rio de Janeiro, registrando durante a caminhada os locais vazios encontrados pelo grupo e fazendo uma breve análise da região no entorno, procurando então entender melhor o contexto do local.
Utilizamos de um mapa, réplica feita por nós do mapa postado no blog, pois aquele não estava dando pra ver o nome das ruas, seguimos por ele marcando nosso trajeto e os locais de interesse encontrados pelo grupo, ao mesmo tempo em que fotografávamos, fazíamos anotações sobre o loca e entrevistávamos pessoas da região.
Aparentemente é um galpão abandonado, mas pesquisando a fundo descobrimos que era um antigo laboratório de física e hidráulica da UFMG, situado na R. Guaicurus esquina com R. Espírito Santo, ao contrario do resto da rua, essa parte possui um aspecto mais calmo e tranqüilo, talvez seja pelo fato de estar cercado de órgãos públicos, como a faculdade de engenharia da UFMG entre outros.
Conhecido por muitos devido a sua aparência marcante na paisagem, situado na R. Rio de Janeiro esquina com Av. do Contorno, quase um cartão postal da cidade, pode ser visto de vários lugares, devido ao seu enorme tamanho e cor forte, assim como o seu heliporto, de onde se tem uma vista maravilhosa da capital. O edifício com seus mais de 22 andares está atualmente vazio, sendo ocupado apenas por um estacionamento em seu térreo. A região é precária, onde misturam-se transito intenso e constante, marginalidade, locais abandonados, prostituição e comércio de baixa-renda. (entenda-se de comércio de baixa renda por lojas de atacado, 1,99R$, bares entre outros)
Situado de frente para o edifício anteriormente citado, marca-se pelo seu péssimo estado de conservação, sua fachada encontra-se completamente degradada, inclusive foram construídas paredes em alguns andares... possivelmente ato de algum ocupante anterior, mas isso nos remete a uma pergunta: se estava ocupado, quem ocupou? Ocupou de que maneira? Infelizmente não sabemos responder, mas atualmente em seu terreo encontra-se uma loja de 1,99 e coisas de atacado, segundo informações adquiridas com os funcionários os andares superiores são usados para estoque, seriam então todos esses andares apenas estoque? Definitivamente não.
Uma pequena casa de época totalmente degradada e caindo aos pedaços, localizada na rua guaicurus, está atualmente fechada pela prefeitura pois estava sendo invadida e destruída pelos invasores, faz parte do patrimônio histórico do local onde a marginalidade, a miséria e a prostituição são gritantes.
Definitivamente o mais bem conservado encontrado pelo grupo, o Plaza Palace Hotel, situado na R. Rio de Janeiro Próximo a Esquina com Av. Santos Dumont, aos desavisados é impossível saber que o edifício encontra-se abandonado, realmente está em um ótimo estado de conservação, chegando a ter até toldos protegendo todas as janelas mas atualmente funciona apenas um estacionamento no local. Não entendemos o motivo por estar vago, levando em conta que aproximando-se da AV. Santos Dumont local onde está situao, a região começa a perder o aspecto marginalizado que possui principalmente na R. Guaicurus.
Localizado na esquina da Av. Amazonas esquina com R. São Paulo, percebemos então um pequeno edifício abandonado, onde embaixo funciona uma pequena loja de calçados, o edifício encontra-se no local de enorme fluxo de veículos, com um transito extremamente denso e muitas vezes congestionado, em uma área quase que totalmente comercial, o que dificultaria um pouco a moradia.
Fica Aqui uma pequena amostra do transito local:
Esses foram então, os lugares percorridos pelo nosso grupo, nos quai fizemos uma prévia avaliação da região.
até a próxima
abraços
Nenhum comentário:
Postar um comentário