26.8.09

Objeto a ser ocupado

-Considerando os lugares anteriormente visitados pelo grupo, um chamou particularmente a nossa atenção, pela região que se encontra e pelo enorme leque de possibilidades no qual poderíamos utilizar para modificar o seu espaço.


-Tal lugar escolhido é o “galpão” localizado na R. Guaicurus esquina com R. Espírito santo, ao lado da faculdade de engenharia da UFMG, com suas dimensões de 45x32 m que acaba proporcionando-nos um grande desafio, do qual resolvemos encarar.

Fotodo do objeto tirada na esquida da R. Guaicurus com R.Espírito Santo

-Observando o entorno, percebemos uma área com um fluxo de veículos considerável, mas não muito intenso, talvez se deva ao fato desse trecho da rua ser fechado para estacionamento. Lembrando também que essa parte da rua, próximo a Praça Rui Barbosa diferencia-se do aspecto da mesma no resto de sua extensão, possuindo nesse trecho, um aspecto mais vazio, tranqüilo e de baixo fluxo de pessoas, sem a visível presença de prostituição e marginalidade que acontece do outro lado, mas mantendo ainda, o seu aspecto degradado e de cheiro desagradável, talvez seja a grande quantidade de espaço vazio, fechado e sem movimento o motivo.

R Guaicurus fechada para estacionamento, foto tirada da praça Rui Barbosa

-Situado em uma área onde há predominância de órgãos públicos, como a faculdade de engenharia da UFMG, o prédio onde funciona o DA da faculdade, o estacionamento da mesma, a biblioteca da UFMG e o centro cultural da UFMG, assim como a previdência Social, transforma esse local deixando-o com um aspecto diferente do marginalizado existido no resto da rua.

Foto da Faculdade de Engenharia da UFMG, tirada da esquina da R. Guaicurus com R. Espírito Santo

-Resolvemos então, pesquisar o lugar mais afundo. Entrevistando pessoas da região local descobrimos que o objeto é propriedade da faculdade de engenharia da UFMG, resolvemos então ir lá tirar algumas fotos, descobrindo então que no local funcionava o antigo laboratório de física e hidráulica da UFMG, que ficou vago quando os laboratórios passaram para o campus, existia então a intenção de transformá-lo também em estacionamento, junto com o galpão ao lado, mas não foi possível devido ao enorme risco do local, pois o telhado estava muito velho e desabando. Uma possível reforma chegou a ser pensada, mas descartada em seguida, pelo motivo do local ter sido vendido para o TRE, que irá apropriar-se futuramente(em 2010) dos edifícios pertencentes a faculdade de engenharia da UFMG.

Foto da fachada e telhado do edificio escolhido, tirada do 4º andar do prédio de engenharia da UFMG

-Conseguimos entrar no local, que é acessado por um buraco feito na parede do estacionamento ao lado, fechado com um pequeno portão, dissemos que íamos apenas tirar uma foto do buraco mas acabamos entrando escondido (hahaha, entramos filmando, pra dar um suspense maior, foi divertido xDD) e como vocês poderão perceber no vídeo que estarei postando logo abaixo, o local está completamente caindo aos pedaços, o teto está desabando e está definitivamente vago (com exceção de um gatinho q mora lá ). Levando essas informações em conta, junto com as informações coletadas da região, começamos a propor coisas para o local, coisas que poderão ser conferidas na nossa próxima postagem.

Foto tirada dentro do local escolhido (estava com risco de desabamento, entramos escondido xDD)

Fica na seqüência então o vídeo do “desbravamento do espaço vazio desconhecido”

(espero que curtam xDD)

Obrigado a todos, abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário