1.9.09

Conclusão

A principal ideia do grupo era intervir o mínimo nas estruturas físicas já presentes no local, para que ele fosse moldado de acordo com as atividades de seus frequentadores.

Instalamos um tratamento acústico no teto, juntamente com caixas de som e microfones para otimizar as apresentações. O mobiliário foi criado a partir de módulos (100 caixas cúbicas com arestas de 50cm) que se configuram de acordo com as necessidades da platéia e dos artistas. Os módulos possibilitam o uso como assentos, mesas, palco, estantes e até uma escada em caso de emergência. Possuem espuma em seu interior para controle da acústica e têm cores vivas, criando um contraste entre o ambiente interior e o exterior (módulos coloridos para o Buraco, que é naturalmente escuro, e caixas escuras para o ambiente externo, geralmente iluminado) .

Estudo da quantidade de módulos necessários

O acesso foi concebido de forma inusitada e simples: com um sistema de cordas e roldanas foi criado um elevador com piso quadrado com 1 metro de lado, que possibilita a entrada não somente de pessoas, mas também de aparatos para as apresentações e exposições.

O espaço ao lado da entrada foi qualificado para ser mais um ambiente de convivência. Quanto a iluminação, durante o dia aproveitamos a insolação que passa pela entrada e, à noite, utilizamos holofotes que projetam luzes que saem da entrada, buscando chamar a atenção de pedestres para o local.

Maquete - Vista lateral

Maquete - Entrada do Buraco

O Buraco foi feito para pessoas que buscam uma forma criativa e original de se expressarem por meio de manifestações espontâneas, onde podem defender uma ideia ou simplesmente expor seus talentos. Assim, tanto o vazio físico quanto o de uso do local foram suprimidos, em conjunto com o vazio do anonimato das pessoas que se apresentam no local.

Influências presentes no trabalho:

Grupo Provos (Livro Provos: Amsterdam e o nascimento da contracultura, Matteo Guarnaccia)

TAZ ( Livro TAZ: Zona Autônoma Temporária, Hakim Bey)

Domingo Nove e Meia ( www.d9meia.tk )

Loja Grátis ( www.lojagratis.tk )

Nenhum comentário:

Postar um comentário